Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Beleza!!!!!

Verão saudável

O DMRevista apresenta algumas das melhores dicas para você aproveitar o melhor do calor, priorizando a saúde e o bem-estar
O final do ano chegou e com ele o tão sonhado verão brasileiro. É hora de descansar e se divertir sem culpa ou compromissos. Mas às vezes, essa época do ano é marcada pelos excessos não só da bebida, mas, também do sol, do sedentarismo e da falta de cuidados básicos com a alimentação, que acaba ficando de lado em meio aos horários desregulados. Dividimos aqui alguns dos principais tópicos do verão que merecem uma atenção especial, são eles:
Sol
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele no Brasil, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, foi determinante ao apontar que 70% da população brasileira não adotam os cuidados básicos de proteção solar. Os números de câncer de pele também assustam: segundo o Inca, as estimativas para 2012 foram de 62.680 novos casos de câncer de pele em homens e 71.490 em mulheres.
O câncer de pele do tipo melanoma tem incidência menor (cerca de 4% dos casos), entretanto, corresponde à maioria dos casos de morte pela enfermidade. Em países desenvolvidos, a sobrevida média estimada para pacientes com melanoma é de 73% em cinco anos, ao passo que em países em desenvolvido, essa estimativa é de 56%. A média mundial estimada é de 69%.
O melanoma maligno disseminado é a forma mais comum e corresponde a cerca de 70% dos casos de melanoma. Sua letalidade é alta, mas apresenta baixa incidência (cerca de 3.170 novos casos em homens em 2012 e 3060 novos casos em mulheres em 2012). As maiores taxas estimadas de melanoma se encontram no Sul do País.
Com as estatísticas acusando números tão altos, é preciso sempre lembrar: evite se expor ao sol das 10h às 16h e faça uso diário do protetor solar de no mínimo FPS 15. É importante também lembrar de aplicar um hidratante corporal após o sol para evitar ou aliviar os efeitos que os raios podem causar na pele como ardência e vermelhidão.
Alimentos
Com a chegada do verão, a atenção com a conservação dos alimentos deve ser redobrada, desde o momento da compra até a maneira como é armazenado em casa. Isso, porque devido ao fato de estarmos ferias às vezes esquecemos os alimentos e reaproveitamos diversas vezes algo que deveria ser consumido logo após a sua abertura. O ideal é comprar sempre produtos de boa procedência, observar a data de vencimento e as características do alimento.
De acordo com as informações do site Dicas de Nutrição, uma rede de nutrólogos de todo País, a deterioração de alguns alimentos, no entanto, não depende exclusivamente de sua data de validade, mas do tempo que está aberto. “Uma dica é colocar etiqueta e anotar o dia em que você abriu o produto. Além disso, a maneira como a comida é guardada na geladeira também pode prejudicar a sua qualidade. Abrir e fechar a porta a todo momento e superlotação interferem na temperatura da geladeira e na conservação”, explica o nutricionista Nícolas Gonçalves. Atente ainda aos locais para guardar os alimentos. A parte superior do refrigerador deve ser reservada para leite, queijos, ovos, frios, enquanto a mais baixa é propícia para verduras e legumes.
Na hora do preparo, a higienização das mãos, com água e detergente, é fundamental para evitar contaminação dos alimentos. Cuidado também com o que dar para as crianças na praia. Para evitar contratempos, leve tudo de casa em uma bolsa térmica com gelo reciclável ou comum. “E não se engane: lanches naturais vendidos são um perigo, porque levam maionese, e de natural não têm nada”, alerta.
Quer ficar 
sarado?
O sedentarismo é um dos grandes vilões das férias. Para não cair nas armadilhas da vida mansa e acabar ganhando uns quilos a mais nós apostamos nas dicas do preparador físico Wesley Parreira, autor do blog Treine e Cia. Ali ele dá dicas valiosas e tira as dúvidas dos internautas sobre as melhores maneiras de entrar em forma e com qualidade.
O aquecimento sugerido por Wesley mistura atividade física e diversão. “Faça três séries de 30 segundos de corda, com intervalo de descanso entre as séries de também 30 segundos. Depois faça mais cinco séries de 1 minuto com intervalo de 30 segundos. Nas três primeiras séries pule com os dois pés juntos. Nas próximas séries tente pular abrindo e fechando as penas, alternando frente/trás, cruzando... invente, divirta-se!”
Uma das sequências do treino de verão, o preparador físico constrói uma série de atividades que leva tríceps apoiado; afundo com elevação do joelho e corda abrindo e fechando.
“Você deverá realizar os três exercícios consecutivos, descansando de 30 segundos a 1 minuto somente no final da série. Use a primeira série como preparação, fazendo entre cinco e dez repetições. Nas próximas duas séries, faça entre dez e 20 repetições”, explica. “Após terminar a sequência, e se ainda tiver um tempinho, faça uma caminhada bem acelerada ou corrida por 20 a 30 minutos. Alongue-se ao final”, lembra.
Hidratação
No verão deve-se priorizar alimentos naturais, leves, de fácil digestão e hidratantes para melhorar a disposição para as atividades diárias. As frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura.
Para auxiliar a hidratação pode acrescentar ao cardápio frutas, verduras e legumes crus naturalmente ricos em água: alface (95% de água), chuchu (95%), pepino (95%), rabanete (95%), repolho (90%), nabo (94%), tomate (94%), couve-flor e brócolis (92%), melancia (92%), melão (90%), abacaxi (87%), maçã (86%), cenoura (86%), goiaba (86%), clara de ovo (75%), banana (74%).
Sono
Durante a estação mais quente do ano é possível que o sono não atinja seus níveis mais profundos. O calor faz com que as pessoas acordem várias vezes durante a madrugada ou sofram com uma certa indisposição para dormir. O impacto no dia seguinte vem com aquela “moleza” e o desanimo, comuns nos dias quentes. A longo prazo, a privação do sono pode provocar dores de cabeça agudas, queda no rendimento e até mesmo depressão.
Quem almeja ter uma boa noite de sono deve manter o ambiente arejado, o corpo fresco e a cabeça tranquila. Ar condicionado e ventiladores são aliados nessa época do ano, assim como o uso roupas leves e a boa hidratação do corpo para evitar a transpiração.
Uma boa dica é apostar no travesseiro em látex. É que ele tem uma temperatura mais baixa do que os travesseiros comuns e por isso é indicado para noites quentes e pessoas que transpiram muito.
Cabelos
A beleza e o bem-estar não podem ser deixados de lado na estação mais quente do ano. Para isso, é preciso também dar uma atenção especial aos cabelos. Ele fica o tempo inteiro exposto à ação dos raios solares, do sal e do cloro, agentes que abrem a cutícula dos fios, danificando sua estrutura.
Para quem for cair na água, é importante saber que produtos com silicones normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar. Um bom aliado para seus cabelos no verão. Na ausência de uma ducha deixe sempre uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química dos cabelos, assim como ajuda a deixá-los mais bonitos.

Para aliviar a ressaca

Não há remédio nem mandinga 100% eficaz. Mas há como aliviar os efeitos de uma noite de bebedeira. Mas há muitas alternativas que você pode experimentar para acelerar ou tornar mais tolerável o processo de desintoxicação do corpo. Vamos a algumas delas:
u Dilua o álcool: a ressaca está associada a desidratação. No dia seguinte, beba água em abundância, para combater este efeito e acelerar a “lavação” do organismo. Isto vai ajudar a evitar as piores dores de cabeça. Se você tende a usar o velho truque de tomar café para ficar acordado, procure antes por alguma alternativa, afinal ele também é diurético. Ou beba ainda mais água! Sucos de frutas (escolha as menos ácidas) podem ajudar também. Se possível, beba bastante água ou suco de frutas antes de ir deitar, para ajudar a combater os efeitos enquanto dorme. E se você for realmente preventivo, alterne as bebidas alcoólicas com água, suco ou refrigerante durante a noite, para já ir prevenindo e reduzindo o problema.
u Antes de beber: um copo d’água entre uma cerveja e outra é importante manter o corpo hidratado. O álcool desidrata o corpo e a cerveja, por exemplo, é extremamente diurética, nos faz eliminar muito líquido, portanto você precisa reabastecer com frequência. Jamais beba de estômago vazio. Como a bebida diminui o nível de açúcar no sangue, comer é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal. Comer antes de dormir também ajuda algumas pessoas.
u Seja responsável: não misture bebidas diferentes. Não beba se estiver usando medicação ou em tratamento médico. Não beba se estiver enfraquecido. Não dirija se beber!

Tá ai uma dica: Seja feliz!!!





Bem meninas ! Beleza para vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário